A Sociedade de São Vicente de Paulo está presente em 143 países e tem mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo. O Brasil é o maior país vicentino do planeta. Aqui a instituição nasceu em 1872, com a Conferência São José, no Rio de Janeiro. Conta com cerca de 250 mil voluntários, organizados em 20 mil Conferências e 33 Conselhos Metropolitanos. As Conferências Vicentinas são grupos formados por homens, mulheres, crianças e adolescentes. Quem faz adesão à Sociedade São Vicente de Paulo é chamado de Vicentino. Os grupos se reúnem semanalmente para debater e sugerir maneiras de atender as famílias carentes, que são cadastradas após sindicância sócio-econômica.

As Confêrencias são coordenadas por Conselhos, que direcionam os trabalhos e atividades seguindo os princípios e fundamentos da Regra da Sociedade de São Vicente de Paulo.A administração da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil é de responsabilidade do Conselho Nacional do Brasil, e no mundo, do Conselho Geral Internacional, com sede em Paris, na França. Os Vicentinos fazem do sonho de Ozanam, nosso fundador, que é “formar uma grande rede de caridade de ajuda ao próximo”, uma realidade que alivia o sofrimento dos pobres e incentiva a promoção da dignidade humana.

A Sociedade São Vicente de Paulo recebe colaboração de benfeitores, que contribuem financeiramente com a instituição. A visita domiciliar é a principal atividade dos Vicentinos. Semanalmente são feitas mais de 200 mil visitas, em diferentes bolsões de miséria. Assim, todos que são amparados pela instituição são incentivados à melhorar suas vidas em todos os sentidos.

O trabalho da Sociedade São Vicente de Paulo abrange ainda as Obras Unidas que são creches, educandários, asilos, entre outras instituições, todas mantidas e administradas pela instituição. Diversas unidades Vicentinas promovem cursos que visam a inclusão social das famílias assistidas, como os cursos de alfabetização e de geração de renda, chamados de Obras Especiais.

Atualmente, meio milhão de brasileiros recebem o apoio da Sociedade São Vicente de Paulo. Semanalmente a instituição distribui mais de 800 mil quilos de alimentos, arrecadados por meio de campanhas junto aos colaboradores, além de remédios, roupas, materiais escolares e utensílios diversos. Ao longo do tempo, a Sociedade São Vicente de Paulo conquistou parceiros de destaque, como a empresa Nestlé. Os projetos mais grandiosos desta valiosa parceria são a campanha “Torcer Faz Bem” e os shows “Roberto Carlos Para Sempre”.

Em 2004, a instituição recebeu o Prêmio Direitos Humanos, na categoria idosos, oferecido pelo Governo Federal. Em 2005, a Sociedade São Vicente de Paulo assinou um termo de cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Social no sentido de beneficiar famílias carentes ainda nao atendidas pelos programas sociais do Governo Federal. A Sociedade promove anualmente a Romaria Nacional ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. Uma ação que renova a fé e a amizade entre os vicentinos.

No Brasil, cerca de 100 mil jovens Vicentinos semeiam o futuro da Sociedade São Vicente de Paulo. Conferências compostas por crianças e adolescentes formam novos membros para a instituição. Atualmente, no Brasil, atuam cerca de 600 Conferências de crianças e adolescentes. A instituição mantém também a ECAFO, Escola de Capacitação Frederico Ozanam, que visa a formação dos Vicentinos por meio de cursos, palestras, encontros e retiros.

Procure uma Confêrencia Vicentina na paróquia mais perto da sua casa e venha fazer parte dessa grande rede de caridade: Sociedade São Vicente de Paulo. A Sociedade São Vicente de Paulo une homens, mulheres e crianças num mesmo ideal: praticar o amor ao próximo.